Este Blog
Link daqui
A web
Este Blog
 
 
 
 
Link daqui
 
 
 
A web
 
 
 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novidades no acervo do Arquivo Edgard Leuenrout

O Arquivo Edgard Leuenrout -AEL
recebeu em doação parte da biblioteca e do arquivo pessoal do professor Paulo Sergio de Moraes Sarmento Pinheiro. Cientista político e diplomata, foi idealizador e um dos fundadores do AEL. Lecionou no IFCH/Unicamp, em universidades estrangeiras e na USP, onde assumiu a coordenação de pesquisa do programa Cepid/Fapesp/Núcleo de Estudos da Violência. Possui diversas publicações sobre história social, democracia, violência e direitos humanos, atuando nessa última área, no âmbito do governo federal, bem como no exterior. O acervo doado contém, aproximadamente 4.180 livros, além de 52 caixas tipo arquivo com documentos textuais, 47 fitas de vídeo (VHS), 87 disquetes
e jornais diversos.
Conheçam o AEL/ IFCH/ UNICAMP: Site: http://segall.ifch.unicamp.br/site_ael/
Correspondência e visita: Fone: (19) 3521-1622 begin_of_the_skype_highlighting              (19) 3521-1622      end_of_the_skype_highlighting Fax: (19) 3521-7060

Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva lança seus livros em uma edição revista e atualizada

Os livros, vendidos pelo site da Leitura Crítica são distribuídos e vendidos exclusivamente através do Portal da Internet. O FRETE É GRATUITO, bastando que, no momento da compra, o interessado marque a opção RETIRAR NA LOJA (mas o livro será entregue no seu endereço).


Leitura e Realidade Brasileira ISBN: 85-280-0382-5 - Uma análise crítica da leitura no Brasil, com ênfase na escola, ensino e biblioteca



Professor de Ensino Fundamental ISBN: 85-308-0331-0 - identidade em jogo - Sem robustecer a sua identidade o professor não vai recuperar a sua dignidade.



Leitura na Escola e na Biblioteca ISBN: 85-308-0123-7 - Aprofundamento da interface leitura-biblioteca, criticando o isolamento e apontando caminhos de união.


LIVRARIA LEITURA CRÍTICA: https://leituracritica.lojapronta.net/
PORTAL LEITURA CRÍTICA: http://www.leituracritica.com.br/

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

I SIHELE e seus desdobramentos

No período de 08 a 10 de setembro passado realizou-se em Marília (SP), o I SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, promovido pelo Gphellb – Grupo de pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp/Marília.
Entre a programação realizada durante o evento, destacamos a homenagem feita à Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, Magda Soares, como convidada de honra do evento pela sua valiosa contribuição na discussão e reflexão na área do conhecimento em educação, linguagem e especialmente em alfabetização, conhecimento esse multifacetado pelos desafios políticos, sociais e culturais do nosso país. Também destacamos a Plenária Final que contou com uma apreciação consistente de todas as atividades realizadas no decorrer do evento e que foi apresentada pela Coordenadora Geral, Prof. Drª Maria do Rosário Longo Mortatti, além da reflexão sobre a importância da continuidade e aprofundamento relativo ao balanço da produção acadêmica-científica constitutiva do campo da história da alfabetização no Brasil feita pelos presentes. Em decorrência dessas discussões, entre outras proposições, foram aprovadas: a realização do II SIHELE em 20102 e o encaminhamento da proposta de criação da Sociedade Brasileira de Alfabetização ao GT – “Alfabetização, Leitura e Escrita” da 33ª Reunião Anual da ANPED.
A Associação de Leitura do Brasil , presente todos os dias do evento, cumprimenta a todos da Comissão Organizadora e a todos os participantes que deram o brilho e qualidade nas atividades realizadas durante o evento e apóia os desdobramentos decorrentes das discussões e problematizações produzidas coletivamente no enfrentamento histórico para a produção de sentidos e a atuação política no campo da alfabetização.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projeto de constução da Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais, a Bora, na Unicamp.

Na abertura do Fórum de Arte e Cultura da Unicamp que ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro, o professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador geral da Universidade falou sobre o projeto de construção da Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais, a Bora, na Unicamp.


Fórum de Arte e Cultura serve como ‘pedra fundamental’ da Biblioteca de Obras Raras
Reportagem completa no Portal da Unicamp Por Luiz Sugimoto [6/10/2010]

“Obras raras e coleções especiais” é o tema de mais uma edição do Fórum Permanente de Arte e Cultura da Unicamp, que está lotando dois auditórios do Centro de Convenções.
O evento, aberto na quarta (6) e que prossegue nesta quinta-feira, reúne grandes especialistas em coleções e arquivos raros e especiais, como da Biblioteca Nacional, Projeto Brasiliana USP, Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca Oliveira Lima (da Universidade Católica de Washington) e Biblioteca do Congresso dos EUA. O objetivo é discutir critérios para reunir, preservar e disponibilizar estes acervos diferenciados.
“O fórum é quase como a pedra fundamental da nossa Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais, a Bora, um projeto que tem a ambição de constituir um novo paradigma na área de preservação de arquivos e bibliotecas. Trata-se da integração de competências – arquivistas, técnicos, bibliófilos e docentes tanto de humanas como de exatas – para constituir um grupo que pense a gestão ampla de todo o acervo”, afirmou o professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador geral da Universidade.
De Decca refere-se à construção de um prédio de 3,5 mil metros quadrados, com financiamento de R$ 8,3 milhões da Finep e custo total de R$ 11,5 milhões, com a diferença sendo assumida pela Unicamp. O Projeto Bora, sob coordenação geral da CGU, foi elaborado por um grupo de trabalho formado por docentes e profissionais de diversas áreas. “Já estão em julgamento projetos na área de informatização e digitalização do acervo que apresentamos a Petrobras e BNDES. Novos recursos podem vir ainda este ano”.

IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

O IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (IX SEMELP), a ser realizado no período de 29 a 30 de setembro de 2010, na Faculdade de Educação da USP, propõe abrir um espaço para a discussão sobre como linguagens e repertórios culturais são (e podem ser) incorporados no currículo da formação docente e no currículo do cotidiano das práticas de ensino de língua, com base nas seguintes questões:
*como lidar com a tensão entre conteúdos tradicionais e cultura contemporânea, incluindo as novas tecnologias?
*quais os desafios didáticos que as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais colocam para a sala de aula de língua portuguesa, bem como para os demais espaços em que as práticas escolares ocorrem, como a Biblioteca Escolar ou Sala de Leitura e o Laboratório de Informática?
*qual a formação inicial possível para incorporar as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais ?
*como contemplar os desafios mencionados na prática do estágio em docência?

Conheça a programação e os Minicursos
Site: http://www2.fe.usp.br/~lalec/smelp2010/index.html
E-mail: smelp2010@yahoo.com.br

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

II SELIN

II SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUISTICOS – II SELIN
De 13 a 15 de outubro de 2010


A programação final do evento também pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.fclar.unesp.br/poslinpor/eventos.php?id=poslinpor .


Local: Faculdade de Ciências e Letras Seminário de Linguística da UNESP.
Rod. Araraquara - Jaú, Km.1, CEP: 14800 - 901 begin_of_the_skype_highlighting              14800 - 901      end_of_the_skype_highlighting, Araraquara – S.P.

IV Congresso Nacional de Arquivologia

IV CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA (CNA)
De 19 a 22 de outubro de 2010, em Vitória, Espírito Santo.
O evento é voltado para os profissionais da área de gestão da informação: administradores, arquivistas, bibliotecários, consultores, profissionais de tecnologia da informação e de qualidade. O tema a ser discutido é: “A Gestão de documentos arquivísticos e o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação”.
Inscrições no site até às 18h do dia 15/10/2010. Após essa data poderão ser feitas exclusivamente na secretaria do congresso, no primeiro dia do evento.

Mais informações: http://www.enara.org.br/cna2010/index.html
Organização Win Central de Eventos Tel. (27) 3345-0921
E-mail: eventos.vix5@wincentraldeeventos.com.br

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Estamos entre os 100 Classificados do 2º turno do Prêmio Top Blog

Prezados Colegas,

Como vocês sabem, nosso Blog está concorrendo ao Prêmio TOP BLOG 2010 e com imensa alegria informamos que foi classificado entre os 100 mais votados na categoria Cultura!
Ficamos muito felizes pois isso é um dos indicadores do alcance e da relevância do nosso blog e gostaríamos de agradecer os votos recebidos.
Uma vez que nesse 2º turno os votos já computados não serão considerados esperamos contar novamente com seu voto até 10/11/10.

O Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural criado no ano de 2008 pela MIX Mídia Digital (Doravante denominada TOPBLOG), destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico TOPBLOG), os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria descritos neste regulamento.
O objetivo do Top Blog Prêmio é promover, divulgar e patrocinar a iniciativa dos proprietários de blogs que interagem socialmente pela rede internet com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, idéias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural do País.


Obrigada!




I Festival da Canção da Unicamp

Organizado pelo Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) da Unicamp em parceria com a Track&Marketing, o I Festival da Canção da Unicamp será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp.
Programação Dia 13
10h às 12h - Palestra Júlio Medáglia 12h - Almoço14h - Bate papo com Jair Rodrigues (Centro de Convenções)19h - Apresentação de 12 músicas classificadas
Dia 14 10hàs 12h - Palestra Zuza Homem de Mello12h - Almoço e concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp 14h - Mesa redonda com a participação do professor Marcos Napolitano (Centro de Convenções) 19h - Apresentação das outras 12 músicas classificadas
Dia 15 10h - Palestra de encerramento com a participação de Solano Ribeiro (Centro de Convenções) 12h - Almoço com intervenção musical no Campus14h - Mesa redonda com a participação de Regina Machado, professora de Canto Popular Palestra "Modos de Análise da Canção", com Luiz Tatit (Centro de Convenções)19h - Apresentação das 10 músicas classificadas 21h - Show de Mateus Sartori com a participação especial de Danilo Caymmi.