Índice do Fórum Foros agal-gz
Autor Mensagem

<  Notícias PGL  ~  Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa

isabelrei
Colocada: Sex Out 03, 2008 1:29 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 898 Local/Origem: Compostela
http://www.vieiros.com/nova/69351/a-academia-galega-da-lingua-portuguesa-comeza-a-sua-andaina-a-vindeira-semana





Lusofonia: Colóquio em Bragança analisa interacção de português com crioulos
02 de Outubro de 2008, 06:25

Lisboa, 02 Out (Lusa) - A relação de enriquecimento entre a língua portuguesa e os crioulos é o tema central do VII Colóquio Anual da Lusofonia, que decorre entre hoje e domingo em Bragança.

O colóquio vai dedicar especial atenção à influência dos crioulos na língua portuguesa e vice-versa, uma área que está "muito pouco estudada", disse à Lusa o presidente da comissão executiva deste encontro, Chrys Chrystello.

Na sessão de abertura participam membros da Academia de Ciências de Lisboa (Adriano Moreira, Malaca Casteleiro e Artur Anselmo), da Academia Brasileira de Letras (Evanildo Bechara) e da Academia Galega da Língua Portuguesa, além do embaixador de Cabo Verde em Lisboa (Arnaldo Andrade Ramos), do escritor e artista moçambicano João Craveirinha e de especialistas em crioulos como a professora Dulce Pereira.

O acordo ortográfico estabelecido entre os países lusófonos é outro assunto em destaque no colóquio, onde serão analisados algumas das implicações práticas da sua entrada em vigor.

"Só para dar um exemplo, o maior corrector ortográfico de língua portuguesa ainda não sabe quando terá uma nova versão que já contemple as alterações impostas pelo acordo ortográfico", salientou Chrys Chrystello.

Nos trabalhos do encontro destaca-se ainda uma análise sobre vários problemas relacionados com a tradução, nomeadamente o seu ensino, as inovações tecnológicas e as implicações do acordo ortográfico.

O programa inclui ainda homenagens a Vitorino Nemésio e ao Padre António Vieira, que, segundo o principal responsável pela organização do evento, "são duas figuras muito importantes da língua portuguesa que estão muito esquecidas".

Recitais de música e poesia, exposições, mostras de livros e sessões de autógrafos integram também o programa do colóquio, durante o qual será atribuído o II Prémio Literário da Lusofonia.

No final dos trabalhos os participantes no encontro seguem para Santiago de Compostela, onde participam, na próxima segunda-feira, no primeiro acto oficial da Academia Galega da Língua Portuguesa.

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/41d175e493102501b66d31.html
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
isabelrei
Colocada: Sex Out 03, 2008 3:18 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 898 Local/Origem: Compostela
02/10/2008 - 09h19

Especialista diz que difusão da lusofonia depende do Brasil

Bragança, 2 out (Lusa)


O desenvolvimento da lusofonia está dependente do papel que poderá ser desempenhado pelos brasileiros, disse nesta quinta-feira Chrys Chrystello, principal promotor do VII Colóquio Anual da Lusofonia, que começou na cidade de Bragança, no norte de Portugal.

"O desenvolvimento da lusofonia vai depender do esforço brasileiro, levando a reboque os países africanos (de língua oficial portuguesa)", afirmou Chrystello, na sessão de abertura do colóquio.

A edição deste ano, que decorre até domingo com a presença de 37 oradores convidados, está centrada na relação de enriquecimento entre o português e os crioulos, tendo o escritor moçambicano João Craveirinha como convidado especial.

A tradução é outro dos temas que estará em discussão na conferência, tendo Chrys Chrystello defendido que se trata de "uma das formas mais importantes de preservação da língua".

"A tradução é uma forma de combate à ignorância da língua portuguesa no mundo", frisou.

Na sessão de abertura dos trabalhos participou também o prefeito de Bragança, Jorge Nunes, que disse que a importância destes colóquios está no "reforço das relações culturais e linguísticas entre os povos de língua portuguesa".

"É a contribuição de todos que pode fortalecer a identidade dos povos lusófonos", afirmou o prefeito, acrescentando que "a riqueza da língua portuguesa resulta da sua diversidade".

Nessa perspectiva, considerou que a língua portuguesa "não está em declínio no mundo, mas a reforçar-se".

O programa inclui ainda homenagens a Vitorino Nemésio e ao Padre António Vieira, além de recitais de música e poesia, exposições, mostras de livros e sessões de autógrafos.

No âmbito do encontro será também atribuído o II Prêmio Literário da Lusofonia.

No final dos trabalhos, os participantes no VII Colóquio Anual da Lusofonia seguem para Santiago de Compostela, norte da Espanha, onde participam, em 6 de outubro, no primeiro ato oficial da Academia Galega da Língua Portuguesa.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
isabelrei
Colocada: Sex Out 03, 2008 3:19 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 898 Local/Origem: Compostela
A notícia anterior pode-se ler no sítio original:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2008/10/02/ult611u79653.jhtm
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
isabelrei
Colocada: Sex Out 03, 2008 4:56 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 898 Local/Origem: Compostela
LUSOFONIA

- A relação de enriquecimento entre o Português e os Crioulos é o tema central do VII Colóquio Anual da Lusofonia, que decorre de hoje a domingo, em Bragança.

O acordo ortográfico estabelecido entre os países lusófonos é outro assunto em destaque no encontro, cujos participantes analisarão algumas das implicações práticas da sua entrada em vigor.

Na sessão de abertura participam vários membros da Academia de Ciências de Lisboa (Adriano Moreira, Malaca Casteleiro e Artur Anselmo), da Academia Brasileira de Letras (Evanildo Bechara) e da Academia Galega da Língua Portuguesa, o embaixador de Cabo Verde em Lisboa (Arnaldo Andrade Ramos), o escritor e artista João Craveirinha e vários especialistas em Crioulos como a professora Dulce Pereira.

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/631f38b45f288ebdb77323.html
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
isabelrei
Colocada: Sex Out 03, 2008 5:05 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 898 Local/Origem: Compostela
Notícia na web do MDL:

http://mdl-galiza.org/content/view/404/


Notícia da web da AC Pró AGLP:

http://aglp.net/index.php?option=com_content&task=view&id=33&Itemid=31
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
isabelrei
Colocada: Sex Out 03, 2008 7:13 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 898 Local/Origem: Compostela
Academia Galega da Língua Portuguesa apresenta-se Santiago de Compostela


A Academia Galega da Língua Portuguesa, constituída em 20 de Setembro de 2008 realizará a Sessão Inaugural no Centro Galego de Arte Contemporânea, o dia 6 de Outubro, em Santiago de Compostela.

Neste evento, participarão personalidades da vida cultural e universitária da Galiza e serão recebidos representantes oficiais da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras, autoridades políticas e responsáveis universitários da Galiza e Portugal. Destacamos Carlos Reis, reitor da Universidade Aberta, os académicos João Malaca Casteleiro e Artur Anselmo, Evanildo Cavalcante Bechara, entre outras personalidades.

Terá lugar, também, a apresentação do primeiro volume do Boletim da AGLP e a estreia de obras musicais compostas para o evento. Leia mais na página da Academia Galega da Língua Portuguesa


http://www.gri.pt/main.asp
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
EVAZSOU
Colocada: Sáb Out 04, 2008 10:56 am Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
http://www.cplp.org/Default.aspx?ID=109&Action=1&NewsId=509&M=NewsV2&PID=264


CPLP


Comunicados
» Página Inicial » Organização » Comunicação e Informação »

Comunicados
Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa

Memorando
A Academia Galega da Língua Portuguesa, constituída em 20 de Setembro de 2008, realizará a Sessão Inaugural no Centro Galego de Arte Contemporânea, o dia 6 de Outubro, em Santiago de Compostela.

Neste evento, além duma ampla participarão de personalidades da vida cultural e universitária da Galiza, serão recebidos representantes oficiais da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras, autoridades políticas e responsáveis universitários da Galiza e Portugal.

Nesta sessão, que conta com o presidente da AGLP, José-Martinho Montero Santalha, terá lugar, também, a apresentação do primeiro volume do Boletim da AGLP e a estreia de obras musicais compostas para o evento.

A AGLP é uma entidade privada que se define como «instituição científica e cultural ao serviço do Povo galego», pretende «Promover o estudo da Língua da Galiza para que o processo da sua normalização e naturalização seja congruente com os usos que vigoram no conjunto da Lusofonia».


Saiba mais em http://www.aglp.net .

[Descarregue aqui a brochura.pdf]
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
EVAZSOU
Colocada: Sáb Out 04, 2008 4:42 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/ipvc/ipvc_noticias/ipvc_noticias_2008/ipvc_acad_galega_lingua_port

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DE CASTELO

Academia Galega da Língua Portuguesa em Sessão Inaugural

Iniciativa para a Comunidade Científica do Politécnico vianense conta com a estreia absoluta da obra "Deu-la-deu", em Santiago de Compostela, no dia 06 de Outubro

A Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa terá lugar no dia 6 de Outubro de 2008 na Sala de Conferências do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela (Galiza).

O programa de actos desta Sessão Inaugural para a Comunidade Científica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, conta com a estreia absoluta da obra "Deu-la-deu", protagonizada pelo novo docente da área de Música da Escola Superior de Educação deste Politécnico, o compositor Rudesindo Soutelo.

Além da participação de diversas personalidades do mundo da cultura e autoridades políticas, está confirmada a intervenção de representantes da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras, bem como a participação de escritores de diversos países de língua oficial portuguesa.

Nesta cerimónia terá ainda lugar a apresentação do primeiro número do Boletim da Academia, e a estreia de obras musicais compostas para o certame.

De salientar que a Associação Cultural Pró Academia Galega da Língua Portuguesa foi criada em Dezembro de 2007, em Santiago de Compostela. Inscrita no Registo de Associações, esta entidade está integrada por docentes, advogados, editores, investigadores, empresários e activistas da língua, e tem por finalidade principal a constituição daquela Academia.

“Sabemos que a Academia Galega da Língua Portuguesa que iniciamos pode ser um dos factores que contribuam para consciencializar os cidadãos da Galiza na sua condição de lusófonos, junto com os de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, Timor Lorosae e todos os territórios e pessoas que se estimam, unidos pela comum língua portuguesa, apesar ou justamente por gozarem culturas diferentes e complementares” referiu fonte da Associação a propósito da criação desta Academia.

“Promover o processo da normalização e naturalização do Português na Galiza de modo congruente com os usos que vigoram na Lusofonia; colaborar com outras entidades lusófonas com fins semelhantes; e assessorar os poderes públicos e quaisquer outras instituições interessadas na implementação do Português nos territórios e comunidades da Lusofonia” são alguns dos objectivos propostos pela Academia.

Do programa da iniciativa consta a Oferenda floral no Panteão de Galegos Ilustres (Igreja de São Domingos de Bonaval), logo pela manhã, às 9h30, cerimónia que conta com a interpretação do Hino do Batalhão Literário, e outras peças musicais, por Eduardo Baamonde, Servando Barreiro e José Luís do Pico.

Às 10h30, as Conferências agendadas serão protagonizadas pelos oradores João Craveirinha, escritor moçambicano, Malaca Casteleiro, Academia das Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, Academia das Ciências de Lisboa, Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta (Portugal), Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, Xoán Antón Pérez-Lema, Secretário de Relações Institucionais, Xunta da Galiza, Elias Torres, Vice-Reitor da Universidade de Santiago, José-Martinho Montero Santalha, Presidente da AGLP, momento que contará com a moderação de Ângelo Cristóvão, Presidente da Ass. Cultural Pró AGLP.

Já da parte da tarde, e através da intervenção do Presidente da AGLP será apresentado o primeiro número do Boletim da AGLP seguindo-se a inauguração das actividades da Academia, a partir das 13h00.

O programa musical, para a parte da tarde, propõe a professora Isabel Rei que interpretará “Deu-la-deu”, estreia absoluta da suite para guitarra composta por Rudesindo Soutelo em honra da Academia Galega da Língua Portuguesa, momento agendado para as 13h30.

Seguir-se-ão as obras para guitarra do espólio do escritor e compositor Marcial Valladares e a interpretação na gaita do Hino da Galiza, pelo professor Eduardo Baamonde. No Boletim nº 1 da AGLP surge publicada a versão para canto e piano do Hino da Galiza.

A recepção aos académicos na Reitoria da Universidade de Santiago, que contará com o Vice-Reitor da Cultura daquela Universidade, Elias Torres, decorrerá a partir das 17h00, momento que será enaltecido com um recital de poesia, pelo Clube dos Poetas Vivos, na Sala Nobre da Reitoria.

Às 20h30, a Igreja da Universidade de Santiago será palco da actuação do Orfeão Terra a Nosa, com repertório de música galega, portuguesa e brasileira, e a interpretação de uma obra do professor, compositor e director de orquestra, Joám Trillo.

O desfecho desta Sessão inaugural acontecerá pelas 22h00 com a ceia de homenagem aos académicos Artur Anselmo, Evanildo Bechara e Malaca Casteleiro.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
EVAZSOU
Colocada: Sáb Out 04, 2008 8:00 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
Notícias armazenadas nestes últimos dias (gentileza de Bruno Ruival), a maior parte sobre o Colóquio, fazendo breve referencia à Academia.

A maior parte são iguais, corta-e-cola da notícia da Lusa, para o arquivo:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=365566&visual=26&tema=5

http://www.mundoportugues.org/content/1/3300/lingua-portuguesa-vai-ser-debatida-braganca

http://www.diariodetrasosmontes.com/cronicas/cronicas.php3?id=913&linkCro=1

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=111458

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=351778

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/cartaz/Participantes+debatem+reforco+da+lingua+portuguesa+no+Mundo.htm

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/413642

http://www.inforpress.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=8401&Itemid=2

http://www.espigueiro.pt/destaque_semanal/8597a6cfa74defcbde3047c891d78f90.html

http://www.blogoteca.com/bngoleiros/index.php?cod=46883

http://www.da.online.pt/news.php?id=155639

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/41d175e493102501b66d31.html Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
EVAZSOU
Colocada: Dom Out 05, 2008 7:46 am Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=19599


04-10-2008 17:26:23
Manifesto exige que Portugal implante acordo ortográfico


Bragança, 4 out (Lusa) - O colóquio anual da Lusofonia, realizado em Bragança, norte de Portugal, aprovou um manifesto para cobrar do governo português a definição "urgente de um calendário para a concretização do novo acordo ortográfico".

O documento é assinado por diversas personalidades dos países de língua oficial portuguesa, que participam neste evento em Bragança, como os pesquisadores Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências de Lisboa, e Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras.

O manifesto solicita ao governo português que "defina urgentemente o calendário preciso de implementação do novo acordo ortográfico, em conformidade com as medidas já tomadas e no sentido de não defraudar as justas expectativas da sociedade em geral".

Segundo o texto, Lisboa deve promover a elaboração do "Vocabulário Ortográfico Unificado das Língua Portuguesa", em consonância com as entidades competentes do Brasil e dos outros países lusófonos.

O manifesto elogia "o sentido de Estado com que governo, parlamento e presidente da República decidiram a entrada em vigor do novo acordo ortográfico, a nova política para a língua portuguesa e a promoção que tem sido feita no plano internacional".

Apesar disso, o documento cita que, ao contrário do que aconteceu no Brasil, em que está definido o calendário preciso de entrada em vigor, em Portugal "reina uma grande indefinição e expectativa na educação".

"O governo português estabeleceu, em janeiro de 2008, um período de transição de seis anos para a adoção definitiva do novo acordo, sem mais especificações", diz o texto.

_________________
Ernesto Vázquez Souza
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
EVAZSOU
Colocada: Dom Out 05, 2008 2:20 pm Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
http://diversao.uol.com.br/ultnot/lusa/2008/10/04/ult3680u1240.jhtm

04/10/2008 - 17h26
Manifesto exige que Portugal implante acordo ortográfico
Bragança, 4 out (Lusa) - O colóquio anual da Lusofonia, realizado em Bragança, norte de Portugal, aprovou um manifesto para cobrar do governo português a definição "urgente de um calendário para a concretização do novo acordo ortográfico".

O documento é assinado por diversas personalidades dos países de língua oficial portuguesa, que participam neste evento em Bragança, como os pesquisadores Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências de Lisboa, e Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras.

O manifesto solicita ao governo português que "defina urgentemente o calendário preciso de implementação do novo acordo ortográfico, em conformidade com as medidas já tomadas e no sentido de não defraudar as justas expectativas da sociedade em geral".

Segundo o texto, Lisboa deve promover a elaboração do "Vocabulário Ortográfico Unificado das Língua Portuguesa", em consonância com as entidades competentes do Brasil e dos outros países lusófonos.

O manifesto elogia "o sentido de Estado com que governo, parlamento e presidente da República decidiram a entrada em vigor do novo acordo ortográfico, a nova política para a língua portuguesa e a promoção que tem sido feita no plano internacional".

Apesar disso, o documento cita que, ao contrário do que aconteceu no Brasil, em que está definido o calendário preciso de entrada em vigor, em Portugal "reina uma grande indefinição e expectativa na educação".

"O governo português estabeleceu, em janeiro de 2008, um período de transição de seis anos para a adoção definitiva do novo acordo, sem mais especificações", diz o texto.

_________________
Ernesto Vázquez Souza
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
EVAZSOU
Colocada: Seg Out 06, 2008 10:00 am Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1022622

Jornal de Notícias, 06/10/08:

Academia Galega da Língua Portuguesa
00h31m
MARGARIDA LUZIO

O galego não deriva do castelhano. Foi "acastelhanizado". O galego deriva do português como a língua que se fala no Brasil ou na Angola. É o português da Galiza.

Contra, ou pelo menos sem apoio do poder político, esta é a causa que a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), que, hoje, será inaugurada em Santiago de Compostela (Galiza), irá promover, constituindo-se, assim, como "motor" da integração da Galiza no mundo da lusofonia.

A cerimónia de inauguração terá lugar no Centro Galego de Arte Contemporânea e tem prevista a presença de "padrinhos" de peso, nomeadamente Malaca Casteleiro, da Academia das Ciências de Lisboa, o escritor moçambicano João Craveirinha, Evalindo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, o reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis, o presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, Elías Torres, o vice-reitor da universidade de Santiago, entre outros.

"Não podemos dizer que viemos ao mundo sem padrinhos", considera o presidente da Associação que esteve na origem da Academia, Ângelo Cristóvão. Exactamente, tal como em português, por recusar a versão galaico-castelhana do seu nome, que seria Anxelo Cristovan e que diz ser um "atentando etimológico". De resto, o movimento cívico e académico que esteve por trás da AGLP defende há anos a "descastelhanização" do galego. "Queremos devolver ao galego o lugar que lhe corresponde, que é uma de uma forma do português e não de um dialecto do castelhano", frisa Ângelo Cristóvão.

Esta aproximação do castelhano, defende o movimento, foi promovida sucessivamente pelo Governo da Galiza, tendo havido, inclusivamente, lugar a perseguições a quem ensinava a forma original do galego. Com a saída de Fraga do Governo, as coisas melhoram um pouco, mas, diz Ângelo Cristóvão, "ainda há muito caminho a percorrer". "Participar da lusofonia não põe em causa a soberania. Há que distinguir a política da língua e da cultura", conclui.

_________________
Ernesto Vázquez Souza
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pabloM
Colocada: Seg Out 06, 2008 10:02 am Responder com Citaçom
Registrado em: 24 Jan 2008 Mensagens: 103
O Galego deriva do português?? manda caralho... o que faltava...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
EVAZSOU
Colocada: Seg Out 06, 2008 10:05 am Responder com Citaçom
Registrado em: 30 Mar 2007 Mensagens: 543
Laughing

Que conste que eu apenas estou a recolher a informação... Isso já o explicara Sarmiento no XVIII, mas... nada não há jeito.

Enfim...

_________________
Ernesto Vázquez Souza
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Venâncio
Colocada: Seg Out 06, 2008 11:05 am Responder com Citaçom
Registrado em: 19 Set 2008 Mensagens: 98
«O galego deriva do português como a língua que se fala no Brasil ou na Angola».

Sim, Pablo, a primeira influência sobre a opinião portuguesa já eles a têm no bolso. Margarida Luzio pode ser uma jornalista obscura, mas o «Jornal de Notícias» é simplesmente o jornal português com maior número de leitores.

Ide-la andando.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os horários som GMT
Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Nom pode colocar mensagens novas
Nom pode responder a mensagens
Nom pode editar as suas mensagens
Nom pode remover as suas mensagens
Você Nom pode votar neste fórum
Foros agal-gz Sindicalizar este tópico via RSS