Organizado por
ENTRAR
Esperamos ajudar a combater a insularidade em termos culturais. Portugal, como toda a gente sabe, é um país macrocéfalo; cada vez mais existe Lisboa e o resto progressivamente passou a ser, apenas, paisagem. Nos Açores, em S. Miguel, existe essa mesma macrocefalia em torno de Ponta Delgada e é muito raro que outras cidades ou vilas tenham acesso a debates desta natureza, por isso escolhemos a Ribeira Grande para falar dos Açorianos, da sua língua e da sua cultura no mundo. Os TEMAS para 2007 são: AÇORES: a insularidade, o isolamento e a preservação da língua portuguesa no mundo.
1.1. O português como língua de tradução; 1.2.1. A tradução de autores portugueses; 1.2.2 A tradução de obras de autores açorianos como João de Melo, comprova de forma definitiva a existência de uma literatura açoriana. Dificuldades e peculiaridades. 1.3. O ensino da tradução e os desafios europeus e mundiais.
2.1. Língua, Multimédia e Comunicação Social: a presença açoriana no mundo das Artes, das Letras e das Ciências; 2.2. Desenvolvimento curricular do Português (EUA, Canadá, Brasil, etc.); 2.3. Cidadania e Participação Política nas comunidades estrangeiras; 2.4. Estudos Interculturais e Diversidades Culturais. Local: Salão-Teatro Ribeiragrandense - Ribeira Grande, S. Miguel Açores (Portugal) 4 a 6 de Maio de 2007
|