BIODADOS PROFESSOR HORÁCIO MEDEIROS, COMPOSITOR MUSICAL
Horácio Manuel Carvalho de Medeiros, nascido na Freguesia da Lomba da Maia em 28 de Agosto de 1959, cidadão Ribeiragrandense, concluiu o seu Curso do Magistério Primário em Ponta Delgada no ano de 1979, tendo antes realizado dois Cursos nas Áreas da Administração, Contabilidade e Comércio.
Lecionou vários anos na já extinta Telescola, mostrando grande facilidade em utilizar as Novas Tecnologias para o Ensino.
Cedo se interessou pelas inovadoras Tecnologias do Som e da Música aplicando-as nas vertentes da Educação e da Cultura, investindo especificamente nesta Área do Sonoro e Musical através do estudo, da investigação e da composição musical, desenvolvendo um sentido projeto de realização artística. Nesta sequência, tendo apresentado o seu Projeto Musical ao então Secretário Regional da Educação e Cultura, foi requisitado para o Centro de Apoio Tecnológico à Educação (CATE) em Ponta Delgada, onde foi criado um Gabinete de Apoio às Expressões Musical e Dramática. A partir deste Gabinete desenvolveu-se uma panóplia de trabalhos musicais com projeção comunitária, dirigidos a diversas Entidades e Instituições por ocasião de eventos e projetos. Dos diferentes trabalhos realizados, destacam-se orquestrações de canções, bem como a composição de obras musicais originais para suporte sonoro de videogramas relacionados com os conteúdos programáticos dos distintos níveis de Ensino e com objetivos de criação de ambiência musical por ocasião de exposições, eventos diversos e celebrações.
Foi por esta altura da sua carreira musical que a exigência profissional o leva a participar de forma continuada na Feira de Música e Instrumentos Musicais de Frankfurt onde tem ocasião de se atualizar no âmbito dos mais inovadores trabalhos musicais utilizando Tecnologia de Ponta e trocando saberes com reconhecidos profissionais a nível mundial.
Em Junho de 1998 participou também na Primeira Feira Nacional da Ciência e Tecnologia apresentando o seu trabalho musical num pavilhão do CATE onde durante uma semana realizou uma série de demonstrações musicais, a título de exemplo da sua intervenção artística e como professor, apresentando algumas das suas criações desenvolvidas no Gabinete de Apoio às Expressões Musical e Dramática. No dia da inauguração desta referida Feira e após uma breve demonstração musical na presença das mais altas autoridades, foi alvo de uma referência laudatória por parte de Sua Excelência o Senhor Ministro da Ciência e Tecnologia, Professor Doutor Mariano Gago.
Foi ainda responsável pela composição de obras musicais originais que vieram a servir de banda sonora a nove videogramas da série da RTP Açores «Açorianos de Cultura». Cada um destes videogramas retrata a vida e obra de personalidades açorianas que se distinguiram nos domínios da Literatura, das Artes e da Ciência, nomeadamente: Vitorino Nemésio, Canto da Maya, Domingos Rebelo, Armando Corte-Rodrigues, Nunes da Rosa, Antero de Quental, Roberto Mesquita e Ayres D’Aguiar.
De outras intervenções artísticas apontam-se também, a título de exemplo, concertos em Igrejas, concertos em hotéis, concertos e demonstrações de Tecnologia Sonora e Musical em diversos eventos na Região Autónoma dos Açores e do Continente Português incluindo a Casa dos Açores do Norte, a Universidade de Aveiro, a participação nas diversas Feiras da Ciência e Tecnologia e outras intervenções, por convite, em diferentes celebrações.
No desenvolvimento do trabalho musical referido, surge a gravação de um primeiro CD intitulado «Viagens» tendo vindo a ser referenciado pela Sociedade Francesa de Psicopatologia, da Expressão e da Arte-Terapia na pessoa da sua Presidente, Doutora Jacqueline Verdeau-Paillès (então Docente na Sorbone, Paris IV e V), como obra musical muito comovente, suscitando interesse para a sua utilização na Área da Musicoterapia.
Em 2002 dá-se a extinção do CATE e o Gabinete passa à tutela da Direção Regional da Ciência e Tecnologia (CITEC) continuando a desenvolver como Laboratório um intenso trabalho na Área da Tecnologia Musical.
Tendo antes iniciado um trabalho conjunto na Área da Musicoterapia, com finalidades de intervenção em Educação Especial, Psiquiatria, Psicogeriatria e Gestão do Comportamento nos Adolescentes, é a partir de 2002 que tem vindo a cooperar como compositor musical e como corresponsável num Projeto de Musicoterapia dirigido preferencialmente a alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Na sequência da nova organização escolar implementada pela Secretaria Regional da Educação e Ciência, o Professor Horácio Medeiros encontra-se atualmente no Conservatório Regional de Ponta Delgada a dar continuidade ao seu trabalho apaixonante que teve o privilégio de experienciar a viragem do século XX para o século XXI, sempre incentivado pela inovação tecnológica e pelo desafio da criatividade musical.
Presentemente encontra-se em fase de produção do seu segundo CD intitulado «Hino ao Cosmos e Outras Composições», aceitando com enorme honra o prestigiado convite para apresentar a sua obra musical «Hino ao Cosmos» a título de estreia mundial, na Abertura do 2º Encontro Açoriano da Lusofonia, organizado pelos Colóquios de Lusofonia a decorrer na cidade da Ribeira Grande em Maio do corrente ano de 2007.