Documentário DVD "Açores, 9 Ilhas Uma Viagem Íntima" de Teresa Tomé - autógrafos nas sessões da tarde de dia 8. Dia 9 apresentação do DVD, pintor Tomaz Vieira
|
A Viagem de uma jornalista de televisão pelo interior das 9 Ilhas de intacta beleza documentário da autoria da jornalista Teresa Tomé, intitulado “Açores, 9 Ilhas Uma Viagem Íntima” que será apresentado no 3º Encontro Açoriano da Lusofonia. A autora apresentará o filme e dará autógrafos do DVD nas sessões das tardes de dias 80.Açores, 9 Ilhas, Uma Viagem Íntima", A Viagem de uma jornalista de televisão pelo interior das Ilhas. 9 Ilhas de Intacta Beleza, que me tornaram nómada delas. Nunca mais pude parar de viajar por aqui" O filme é como o título indica o resultado da viagem pessoal daquela jornalista de televisão que há vinte anos viaja em trabalho pelas nove ilhas açorianas. A Câmara desvenda os lugares mais recônditos, viaja pela luz e pela paisagem com o à vontade de quem conhece a região pelo interior e com o conhecimento de quem “nasceu à beira do mar”, para citar a frase que dá início ao filme. O resultado é um trabalho que retrata os Açores vistos a partir do interior e que aborda aspetos importantes da sua cultura, nomeadamente da música folclórica e erudita, das artes plásticas e da literatura. São também desvendados alguns lugares e situações ligados às memórias míticas e mágicas do arquipélago, aspetos que fazem com que os Açores sejam um ponto especial do centro do Atlântico, um lugar de convergência especial para quem busca as conexões profundas da vida e da condição de “Ser” humano. O Documentário, de 56 minutos, tem música original de Luís A Bettencourt e Luís H Bettencourt, dispõe de uma versão em inglês e foi gravado em formato 16:9. |
1995 – “Vidas” – Uma série de 12 episódios sobre personalidades de destaque da história açoriana.
1996 – “Imprensa Antiga nos Açores”, documentário sobre a história da Imprensa no arquipélago.
1996 – “Viagens pela Cidade”, documentário sobre Ponta Delgada a sua vida e a sua história, realizado aquando dos 450 anos da elevação a cidade.
1996 – “Os Trabalhos do Linho”, documentário de cariz etnográfico que conta a forma como se trabalhava artesanalmente o fio do linho na ilha de S. Miguel.
1997 – “Gente de Beira Mar” documentário que aborda a forma como o mar interage na cultura açoriana. Trabalho presente na exposição de arte contemporânea dos Açores intitulada “Uma Janela sobre os Açores” que teve lugar em 1999 na Bermudas National Gallery
1998 – “José do Canto, História de uma Vida”, documentário sobre este açoriano ilustre realizado aquando do centenário da sua morte.
1999 – “Peixinhos do Mar”, documentário sobre o chicharro e a sua importância na dieta alimentar açoriana.
2000 – “No Interior do Vulcão”, documentário sobre o Algar do Carvão na ilha Terceira, o seu achamento, fauna, flora e formas de o preservar.
“Os Deuses também Morrem”, documentário sobre a Caldeira do Santo Cristo em S. Jorge, a história do lugar e as preocupações ambientais que ele suscita.
2000 – “A Gruta do Enxofre”, documentário sobre a gruta com este nome situada na ilha Graciosa, a geologia, a história e o meio ambiente circundante.
2000 – “A Senhora da Rosa”, documentário sobre a poetisa Natália Correia, a sua vida, obra e misticismo. Este trabalho faz parte integrante da exposição organizada pelo Museu do Traje em Lisboa sobre a escritora açoriana e com ela têm percorrido o país. Esteve também patente em diversas exposições de arte contemporânea nomeadamente em Lisboa e Ponta Delgada.
2001/2002 – “Aventuras do Espírito” série de 13 episódios que aborda a vida e obra de escritores e artistas plásticos açorianos.
2001/2002 – “No Coração da Autonomia” – série de 4 episódios que contam a história da autonomia açoriana após o 25 de Abril de 1975.
2003/2004 – “Sinais do Século XXI” série de nove episódios que retratam a vida contemporânea nos Açores nos seus aspetos mais variados. “Sinais do Século XXI”, abordam os grandes temas, da política à economia, passando pela ciência, saúde, tecnologia, ideias, atitude perante a pessoa e novas formas de habitar o espaço açoriano.
2004 – “Famílias da Europa” – a vida do quotidiano na Europa após o alargamento, mudanças e transformações. Modulo de 10M para o Circom, cadeia de Televisões Regionais Europeias.
2005 – “Terra do Espírito”, três documentários sobre o culto açoriano do Espírito Santo, rodados nos Açores, Brasil e Estados Unidos.
2006 – “3ª Geração”, três documentários realizados nas comunidades portuguesas da América do Norte, Califórnia, Costa Leste e Canadá que contam a sua história e perspetivas atuais.
2007 – “Descolagem” – O quotidiano da Companhia aérea açoriana no seu sexagésimo aniversário.
2007 – “Miss Noia” – A história de uma mulher sozinha e emigrante. Natural do Faial, emigrou em busca de liberdade e sucesso. Nos Estados Unidos, Estado da Califórnia realizou o seu “american dream” pessoal.
2007 – “Açores, 9 Ilhas, Uma Viagem Íntima” – A Viagem que procura transcender apenas a paisagem, inspira-se nela e parte pela mão da beleza à procura de outras pátrias … de outras transparências.