Agradece-se ainda à DRC a sugestão que nos permitiu realizar cumulativamente o nosso Encontro com o Encontro A Voz dos Avós pelas sinergias conseguidas na junção destes dois eventos e a recetividade que tiveram desde a primeira hora para facilitar a realização conjunta destes dois eventos. Posteriormente este agradecimento será colocado na nossa página
Para o evento deste ano tivemos para além do prestimoso apoio das nossas Comissões de Apoio Logístico, Científica e Executiva (Graça Castanho, Luís Andrade, Luciano Pereira, Daniel de Sá, Helena Chrystello, Manuel Sá Couto, e ainda Andreia Cordeiro e Paula Bento do nosso Secretariado), a colaboração da Missão Açores e do Grupo Gira Teatro de Santa Catarina e a honrosa presença da Doutora Maria Barroso que presidiu à mesa de abertura, do diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa em representação do presidente do Governo, e os patronos do evento PROFESSOR DOUTOR EVANILDO BECHARA e PROFESSOR DOUTOR JOÃO MALACA CASTELEIRO que se dignaram vir aos Açores partilhar connosco o seu saber.
Obrigado também aqueles que integraram as nossas atividades culturais paralelas, a pianista Ana Paula Andrade e sua filha, a pintora Vilca Merízio, o compositor Marco Montandon, toda a companhia GIRA TEATRO de Santa Catarina, a documentarista Teresa Tomé representada pelo pintor Tomáz Vieira, Rafael Fraga e Augusto Macedo autores do Songbook Açoriano e ainda aos escritores Daniel de Sá e Dias de Melo que connosco estiveram a autografar alguns dos seus livros.
Mais queremos deixar o nosso agradecimento às pessoas que nos acompanharam ao longo dos quatro cansativos dias de trabalhos, e em especial os 88 participantes vindos de todo o mundo e representando Portugal Continental, a Madeira, os Açores, Brasil, Estados Unidos da America, Canadá, Bulgária, Itália, Bélgica e Galiza, nos quais incluímos a delegação oficial do governo do Estado de Santa Catarina no Brasil. Esperemos que possam (todos os que estiveram presentes desde 2006) continuar a apoiar-nos, agora que se estabelecem parcerias com o Instituto Politécnico de e Setúbal, e a Universidade Mackenzie de S. Paulo (Brasil) no sentido de haver participação num projeto de investigação-ação sobre as questões da lusofonia, em especial a Diciopédia Contrastiva da Língua Portuguesa incluindo o Dicionário de Açorianismos que está já a ser coligido por mais de uma trintena de pessoas. A vossa presença demonstra que todo este esforço não remunerado de tanta gente valeu a pena. Só com a vossa ajuda nos foi possível chegar onde chegámos e ter a voz que temos. Uma palavra especial de apreço a esses dois grandes homens das letras que são Malaca Casteleiro e Evanildo Bechara, sem os quais este Encontro não teria obtido a notoriedade que a comunicação social lhe deu este ano.
Agora é tempo de fazer o balanço da situação, e começar a preparar o formato dos Encontros seguintes.
III ENCONTROS AÇORIANOS DA LUSOFONIA, 8-11 Maio 2008
O Presidente da Comissão Executiva,
J. CHRYS CHRYSTELLO
ACL Mentor, University of Brighton, UK. (information Technology
Research Institute )
Reviewer Helsinki University, Finland (Translation Studies
Department Publications)
Past Assessor Portuguese Literature, Australia Council, UTS,
University of Technology Sydney Australia
Telefone: (351) 296 446940
Telemóvel: (+ 351) 91 9287816 / 91 6755675
E-fax (E-mail fax): + (00) 1 630 563 1902
lusofoniazores@gmail.com/ lusofoniazores@sapo.pt/
coloquioslusofonia@gmail.com/ coloquiolusofonia@gmail.com;
Página da internet: / HTTP://LUSOFONIAS.COM.SAPO.PT
3º ENCONTRO AÇORIANO DA LUSOFONIA,
http://LUSOFONIAZORES2008.com.sapo.pt
7º Colóquio Anual da Lusofonia http://lusofonia2008.com.sapo.pt
Diciopédia Contrastiva dos Colóquios da Lusofonia: http://diciopedia.com.sapo.pt
LEIA TUDO SOBRE O ACORDO ORTOGRÁFICO http://lusofonias.com.sapo.pt/acordo%20ortografico.pdf
2º Prémio Literário Lusofonia
http://lusofonia2008.com.sapo.pt/premio%20literario%20da%20lusofonia%202008.pdf
Parceria com a DRC e apoio da Câmara Municipal de Lagoa