9º colóquio / 3º Encontro Açoriano da Lusofonia - 2008

Atividades Culturais Paralelas:

Cine-docu  dia 9, 21:15 horas Cine Teatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida Lagoa

Documentário DVD "Açores, 9 Ilhas Uma Viagem Íntima" de Teresa Tomé - autógrafos nas sessões da tarde de dia 8. Dia 9 apresentação do DVD, pintor Tomaz Vieira

A Viagem de uma jornalista de televisão pelo interior das 9 Ilhas de intacta beleza

documentário da autoria da jornalista Teresa Tomé, intitulado “Açores, 9 Ilhas Uma Viagem Íntima” que será apresentado no 3º Encontro Açoriano da Lusofonia. A autora apresentará o filme e dará autógrafos do DVD nas sessões das tardes de dias 80.

Açores, 9 Ilhas, Uma Viagem Íntima",

A Viagem de uma jornalista de televisão pelo interior das Ilhas. 9 Ilhas de Intacta Beleza, que me tornaram nómada delas. Nunca mais pude parar de viajar por aqui"

O filme é como o título indica o resultado da viagem pessoal daquela jornalista de televisão que há vinte anos viaja em trabalho pelas nove ilhas açorianas. A Câmara desvenda os lugares mais recônditos, viaja pela luz e pela paisagem com o à vontade de quem conhece a região pelo interior e com o conhecimento de quem “nasceu à beira do mar”, para citar a frase que dá início ao filme. O resultado é um trabalho que retrata os Açores vistos a partir do interior e que aborda aspetos importantes da sua cultura, nomeadamente da música folclórica e erudita, das artes plásticas e da literatura. São também desvendados alguns lugares e situações ligados às memórias míticas e mágicas do arquipélago, aspetos que fazem com que os Açores sejam um ponto especial do centro do Atlântico, um lugar de convergência especial para quem busca as conexões profundas da vida e da condição de “Ser” humano. 

O Documentário, de 56 minutos, tem música original de Luís A Bettencourt e Luís H Bettencourt, dispõe de uma versão em inglês e foi gravado em formato 16:9.

biodados :  Maria Teresa V. Tomé nasceu em 1956 na cidade de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. Licenciou-se em História pela Universidade dos Açores. Entre 1984 e 1987 foi Assistente da Cadeira de História Cultural e das Mentalidades na Universidade dos Açores. É autora do livro “Ernesto do Canto, Os Açores na problemática da cultura do séc. XIX”, bem como de diversos artigos publicados em revistas da especialidade. Jornalista desde 1989 dedicou-se sobretudo à realização de grandes reportagens e documentários. Durante dois anos foi editora do magazine de cultura da RTP-Açores, “Espaço Vital”. É jornalista na Rádio Televisão Portuguesa, onde tem desenvolvido uma vasta obra filmográfica que abarca um leque variado de temas com principal incidência para a cultura, historiografia e etnografia açorianas. O seu trabalho tem sido premiado em Portugal e no estrangeiro. Prémios:  O documentário “Os Trabalhos do Linho”, recebeu o prémio da Sociedade Hyperion da Roménia e Menção Honrosa no 11º Festival Internacional do Filme Turístico em Itália.· Em 1998 “Gente de Beira Mar” foi distinguido com uma menção honrosa na Mostra Atlântica de Televisão.. Em 2000 “OS Deuses também Morrem” um documentário sobre a Caldeira do Santo Cristo em S. Jorge foi também distinguido com Menção honrosa na Mostra Atlântica de Televisão.               

 Filmografia 

     1996 – “Imprensa Antiga nos Açores”, documentário sobre a história da Imprensa no arquipélago.

     1998 – “José do Canto, História de uma Vida”, documentário sobre este açoriano ilustre realizado aquando do centenário da sua morte.

 regressar página principal