3º Encontro Açoriano da Lusofonia   

Recital de piano (DIA 8) com Ana Paula Andrade acompanhada da Soprano Cármen Subica (Açores)

Ana Paula Andrade

(Conservatório de Música de Ponta Delgada, Açores)

 acompanhada pela Soprano

Cármen de Fátima Eleutério Subica

Ana Paula Andrade (1964) - Nasceu em P. Delgada onde concluiu o curso geral de música no Conservatório Regional, tendo tido como professora Margarida Magalhães de Sousa (composição) e Natália Silva (piano).Em 1987 terminou o curso Superior de Piano no Conservatório Nacional (Lisboa), na classe da professora Melina Rebelo e no ano seguinte o curso superior de composição, tendo sido aluna dos compositores C. Bochmann, Constança Capedeville, Álvaro Salazar e Joly Braga Santos. Paralelamente estudou órgão na classe do Professor Simões da Hora, tendo realizado o exame do 5º ano. Estudou três anos no Instituto Gregoriano de Lisboa, frequentando, na classe da Prof.ª Helena Pires de Matos, as disciplinas de Canto Gregoriano e Modalidade. Em 1989 realizou um concerto de órgão e piano no Conservatório de Toronto, integrado no ciclo de cultura açoriana. Em 1990, participou num concerto na Universidade S.M.U. (nos estados Unidos), tocando como solista, com orquestra daquela Universidade, o concerto para piano em DóM de Mozart. Tem realizado diversos concertos a solo ou como acompanhadora de piano e órgão em várias regiões do continente e nas diversas ilhas do arquipélago. Com a soprano Eulália Mendes realizou um concerto na Êxpô 98 em Lisboa, integrado no dia comemorativo dos Açores. Em Janeiro e em Maio de 2006 acompanhou o grupo vocal “Quatro Oitavas” em duas digressões ao Uruguai e ao Brasil a convite da Direcção Regional das Comunidades. Desde 1989 é professora de Piano e Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Regional de P. Delgada, desempenhando nos últimos três anos o cargo de Presidente do Conselho Executivo. 

Cármen de  Fátima  Eleutério  Subica  é natural  da  freguesia  do  Rosário  do concelho de Lagoa, iniciou aos 6 anos de idade os seus estudos básicos de música com o pai (Maestro Humberto Subica) na Banda Filarmónica “Lira do Rosário”.

Aos 10 anos de idade ingressou no Conservatório Regional de Ponta Delgada onde  iniciou  os  seus  estudos  aprofundados  d música  tendo  aprendido  trompete, piano e técnica  vocal, terminou o  Curso  Complementar  de  Canto  em  2001  com  a professora Imaculada Pacheco.

Neste mesmo ano ingressou na Escola Superior de Musica de Lisboa na área

de  música  variante  canto  com  os  professores  Joana  Silva,  Elsa  Saque, Olga Prats

entre outros. Em 2005 concluiu a sua licenciatura em música variante canto com uma nota final de 17 valores.

Frequentou  o  curso  de  técnica  e  interpretação  vocal  leccionado  pela  meio- soprano Liliana Bizineche no Conservatório Regional de Ponta Delgada, participou no Seminário de História da Musica Ocidental do Século XX leccionado pela Professora Alessandra Giura Longo, participou no Seminário de Leitura e Interpretação de musica Vocal Antiga orientada pelo Professor Daniele Sarno, participou no Master Class de Canto do Coral Sinfónico de Portugal orientado pela meio-soprano Liliana Bizineche, participou no workshop promovido pela Vox Cordis, O concerto de música coral e os seus  intervenientes”,  frequentou  na  qualidade  de  participante  o  Curso  de  Direcção, orientado  pelo  Maestro  José  Ignacio  Petit  e  frequentou  o  Curso  Intensivo  de Canto, ministrado por Melissa Cross.

Entre 2003 e 2005 leccionou como professora na classe de canto na Escola de Musica “Sonata sitiada em Vila Franca de Xira, participou com a Banda do Circulo de Cultura Bombarralense em diversos concertos como cantora solista.

Tem participado em diversos concertos na Região Autónoma dos Açores como coralista e solista.

Actualment Cárme Subic é   professor d músic n Conservatório Regional  de  Ponta  Delgada,  é  músico  executante  e  cantora  solista  na  Banda Filarmónica  “Lira  do  Rosário e  assume  o  cargo  de  maestrina  no  Orfeão  Nossa Senhora do Rosário.

 

programa só com peças portuguesas:

Trovas de Francisco Lacerda:

- O amor que me traz presa

- Os meus olhos nos teus olhos

- Tenho tantas saudades

- Quero cantar ser alegre

de Vianna da Motta:

- Pastoral

- Olhos Negros

de João de Sousa Carvalho:

- Ária da Julieta

de Frederico de Freitas:

- Chora Videira

Tradicionais açorianas:

- Ó meu bem

- Saudade

- Olhos Negros

 

voltar página inicial