18º COLÓQUIO DA LUSOFONIA 2012 GALIZA  5-7 outubro 2012

Local: Teatro Auditório Municipal (Palácio de Congressos)

Endereço: Rua da Canle, 2 – Ourense Telefone: (+34) 988391290

 

INFORMAÇÃO SOBRE A CIDADE DE OURENSE E ACESSOS

 

Ourense é capital da província homónima, situada no centro-este da Comunidade Autónoma da Galiza.Tem 108000 habitantes, faculdades da Universidade de Vigo e um pólo industrial (Polígono de S. Cibrão das Vinhas). Vila Real (Portugal) é cidade geminada.

 

A CATEDRAL DE OURENSE http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Ourense:

 

A Catedral de Ourense, diz a lenda, foi mandada construir por um monarca suevo chamado Carriarico que, ao adoecer o seu filho, pediu ajuda a São Martinho de Tours e, em agradecimento, mandou construir um templo no lugar onde se encontra agora a catedral.

Description: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9e/Catedral_Ourense.jpg/350px-Catedral_Ourense.jpg 

Description: http://bits.wikimedia.org/skins-1.19/common/images/magnify-clip.png

Vista da Catedral de Ourense desde a Praça de Cima de Vila (Hoje Corregedor)

As incursões dos muçulmanos destruíram, e voltou-se a construir durante os séculos XII e XIII, em plena época do românico. A catedral tem uma planta de cruz latina com três naves. Na sua forma atual começou-se a sua construção em 1160 e rematou-se em meados do século XIII.

Na entrada pela porta principal encontra-se o Pórtico do Paraíso que se assemelha ao Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela e que, junto com ele, representam os melhores conjuntos escultóricos das catedrais galegas.

Este pórtico, à imagem do compostelano, não seria um pórtico com uma funcionalidade de acesso ao templo, senão que pela sua posição tratar-se-ia de um nártice mirador, que não se converterá em portada de acesso no caso ourensano até meados do século XX.

Entre 1499 e 1505 construiu-se por Rodrigo de Badajoz o cibório que coroa o cruzeiro com planta octogonal.

Das diferentes capelas que tem a catedral a mais importante é a do Santo Cristo, com uma imagem muito venerada na cidade à que, segundo contam, lhe cresce o cabelo.

Na catedral também se encontra o Museu Catedralicio em que se custodia o conhecido como "Tesouro de São Rosendo". Entre as peças que o compõem destaca o chamado Báculo de São Rosendo.[1]

 

AS BURGAS DE OURENSE http://pt.wikipedia.org/wiki/Ourense:

Os mananciais de água quente são possivelmente o maior atrativo da cidade de Ourense. As mais conhecidas são As Burgas, fontes de águas termais, que constituem um dos principais monumentos da cidade, sendo Ourense também conhecida como a "cidade das Burgas". Mas também encontramos numerosos lugares acondicionados para banhos a ceu aberto, tanto gratuitos como económicos, que estão situados à beira do Rio Minho. Só as Burgas estão no centro da cidade:

ñ Termas da Chavasqueira: acondicionado a modo de pequenos açudes circulares em que a gente senta. Dispõe de vestuários. Tem espaços gratuitos e de pagamento.

ñ Termas de Outariz: similar à Chavasqueira. Acondicionado mais recentemente.

ñ Piscina das Burgas: piscina ao ar livre, na zona das Burgas. Dispõe de vestuários com pagamento.

ñ Poças do Moinho da Veiga: pequenos açudes circulares sem vestuários. Gratuitos.

ñ Poças de Outariz e Burgas de Canedo: pequenos açudes circulares sem vestuários em duas zonas próximas. Gratuitos.

ñ Fonte do Tinteiro: fonte de valor medicinal. Sem possibilidade de banho.

 

OS ACESSOS

-        DE AVIÃO. Aeroporto de Santiago de Compostela. Acesso por autoestrada em 45 minutos (com custo para o utilizador).

-        DE COMBOIO. Vindo de Portugal, o trajeto será por Valença do Minho, até Vigo. E de Vigo a Ourense.

-        POR ESTRADA, VINDO DE PORTUGAL:

PELA COSTA: Porto - Vigo pela Autoestrada A-3. Entrada na Galiza por Valença do Minho. Autovia das Rias Baixas até à cidade de Ourense (sem custo para o utilizador).

PELO INTERIOR:

1.      Porto - Amarante (A4). Amarante - Vila Real (IP4). Vila Real – Chaves (IP3). – Fronteira– Verin (A75). Verin – Ourense (A52). com portagens em Portugal

2.      PORTO A28 PÓVOA VARZIM  A7 VILA POUCA DE AGUIAR  A24 CHAVES – Fronteira – Verin (A75). Verin – Ourense (A52). com portagens em Portugal